O Sistema Ving Tsun teve sua origem na China, no período de Yung Jing (de 1723 à 1735). Advindo do milenar monastério budista Siu Lam (Shaolin), teve seu conhecimento salvaguardado pela única monja chamada Ng Mui.
É dito que Ng Mui foi a mentora de uma jovem chamada Yim Ving Tsun e transmitiu a ela todo o seu conhecimento advindo do Monastério Shaolin do Sul.
Yim Ving Tsun estruturou esse conhecimento em um Sistema Marcial de 6 (seis) Domínios, onde cada domínio é constituído por uma natureza diferente e complementar: Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do. Após sua morte, seus descendentes passaram a chamar esse Sistema Marcial de Ving Tsun Kuen “Sistema Ving Tsun” ou “Os punhos de Yim Ving Tsun”, em homenagem a sua fundadora.
YIM VING TSUN
(1ª Geração)
Tendo recebido uma herança ancestral advinda do monastério Siu Lam da lendária Monja Ng Mui, Mestra Yim Ving Tsun é considerada a primeira ancestral de nosso legado. Tornou-se o símbolo da noção chinesa de “Feminilização da Guerra”. Ao estruturar o Sistema Ving Tsun nos Domínios Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do, Yim Ving Tsun se consagrou como a fundadora de um valioso legado de inteligência estratégica chinesa. Transmitiu seu conhecimento, de forma secreta, a somente seu marido, Leung Bok To.
LEUNG BOK TO
(2ª Geração)
Marido de Yim Ving Tsun, foi Leung Bok To quem denominou, em homenagem à sua esposa, a arte de “Ving Tsun Kuen”. Mercador de Sal, atuante no sul da China, Leung Bok To era envolvido com as artes clássicas chinesas. Apreciador também da ópera cantonesa, foi assistir a uma peça na cidade de Faat San e lá conheceu Wong Wa Bo, àquele que viera a receber a herança do Ving Tsun de Leung Bok To.
WONG WA BO
(3ª Geração)
Figura de liderança guerreira da ópera Cantonesa “Sociedade da Flor de Jade”, Wong Wa Bo realizava espetáculos itinerantes ao sul da China, em embarcações que ficaram conhecidas como Junco Vermelho. A influência cultural destes espetáculos acabaram aproximando líderes de um movimento político revolucionário, que lutavam para restaurar a dinastia chinesa Ming, então derrubada pelo Manchus (Ching). Foi neste contexto que Wong Wa Bo conheceu Leung Laan Gwai e transmitiu a ele todo o conhecimento do Sistema Ving Tsun.
LEUNG LAAN GWAI
(4ª Geração)
Oriundo de uma tradicional e abastada família de Faat San, Leung Laan Gwai era líder do movimento revolucionário contra a Dinastia Manchu dos Ching. Tornou-se discípulo de Wong Wa Bo e mais tarde um venerado artista marcial. Em idade avançada, abdicou-se de tudo e passou a dedicar à vida monástica, ficando conhecido pelo nome Toey Am. Antes, transmitiu o Ving Tsun ao bastoneiro do Junco Vermelho, Leung Yi Tai.
LEUNG YI TAI
(5ª Geração)
Membro da ópera cantonesa, Leung Yi Tai fez carreira passando da simples função de bastoneiro do junco à ator principal, no papel de Dai Fa Min. Esta notável ascendência na cia. chamou atenção do grande Leung Laan Gwai, que o escolheu como discípulo. Depois do decreto que proibiu a exibição da ópera cantonesa, Leung Yi Tai dedicou-se a transmitir o Sistema Ving Tsun exclusivamente a Leung Jaan.
LEUNG JAAN
(6ª Geração)
Herdeiro de uma família com grande reputação na medicina chinesa, Leung Jaan era um famoso médico na cidade de Faat San, estabelecendo sua farmácia – Wing San Tong – na rua Faai Ji. Desde jovem, dedicou-se também às artes marciais, tendo seu pai empregado vários mestres de Kung Fu a disposição do filho. No entanto, somente após o falecimento de seu pai, foi que Leung Jaan encontrou o seu grande mentor, Leung Yi Tai, recebendo todo o legado do Sistema Ving Tsun. Tornou-se então o mais famoso artista marcial de sua época, ficando conhecido como o “Grande senhor de Faat San” e é lembrado até hoje como “Jaan Sin Saam”. Leung Jaan teve dois discípulos, Fung Wa e Chan Wa Sun e transmitiu o Ving Tsun individualmente para cada um.
CHAN WA SUN
(7ª Geração)
Chan Wa Sun era trocador de moedas (câmbio) em Faat San, ficando conhecido como Jau Chin Wa, ou “Wa, o trocador de dinheiro”. A tranquilidade financeira permitiu com que Chan Wa Sun se dedicasse a duas de suas paixões: medicina e artes marciais. Foi assim que tornou-se seguidor de Leung Jaan, chegando a assumir em 1895 à farmácia Wing San Tong e transmitindo o Ving Tsun a um seleto grupo de apenas dezesseis praticantes, dentre eles o jovem Ip Man. Chan Wa Sun foi quem consagrou o nome do Ving Tsun como Siu Ye Kuen, ou seja, a arte dos jovens senhores, que em verdade eram os herdeiros das tradicionais famílias aristocráticas de Faat San.
IP MAN
(8ª Geração)
Nascido como Ip Gai Man em 01/10/1893 em Faat San (Foshan), Província de Canton (Guangzhou) – China, era herdeiro de uma família tradicional e de posses. Iniciou o seu aprendizado com o mestre Chan Wa Sun com a tenra idade, antes dos 10 anos. Em 1909, residiu em Hong Kong para estudar em escola ocidental inglesa – o Saint Stephen’s College. Aproveitou sua estada em Hong Kong para também aprender Ving Tsun com Leung Bik, filho do grande Leung Jaan. Retornou a Faat San, sua cidade natal, em 1917 e prosseguiu seu aprendizado com Ng Chung So, aluno mais velho de seu mestre Chan Wa Sun, nesta época já falecido. Entre 1937 e 1945, Ip Man inicia aulas de Ving Tsun em Faat San. Entre seus alunos dessa época estavam Gwok Fu e Lung Kai. Em 1949, devido à revolução comunista, foi obrigado a se refugiar. Em 1950 iniciou a transmissão do Ving Tsun em Hong Kong. Em 1968 foi inaugurada a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, a primeira entidade de Arte Marcial reconhecida pelo governo de Hong Kong. Ip Man permaneceu em Hong Kong até o seu falecimento em 1972. Foi mentor de centenas de praticantes e reconhecido pelo governo Chinês como o grande patriarca do Ving Tsun, sendo homenageado pelo governo com um museu chamado Ip Man Tong, para memorar o “Jung Si” do Ving Tsun e seus principais descendentes. Entre seus reconhecidos discípulos estavam o famoso Bruce Lee e Moy Yat.
MOY YAT
(9ª Geração)
Nascido em 28/06/1938 como Moy Yat Kai/Moy Yit Kai em Toi San – Canton – China, mudou-se para Hong Kong e em 1957 tornou-se discípulo do patriarca Ip Man, através de seu irmão Kung Fu Moy Bin Wa. Em 1962, foi reconhecido como Si Fu (líder de Família) de Ving Tsun por Patriarca Ip Man. Mudou-se em 1973 para New York – EUA, fundando a Moy Yat Ving Tsun Special Students Association e conquistando prestígio mundial. Ao longo da carreira, escreveu diversas obras, produziu vários vídeos e ministrou incontáveis seminários ao redor do mundo. Foi o único grão-mestre estabelecido no ocidente que recebeu menção honrosa no Ip Man Tong, museu oficial do Ving Tsun da cidade de Faat San – sul da China. Consagrou-se paralelamente como artista plástico e literário da cultura clássica chinesa, com o nome de Moy Go Yan. Em conjunto com Kwong Chi Nam deixou para as futuras gerações do Ving Tsun a obra “Ving Tsun Kuen Kuit”, provérbios marciais inscritos em pedra com a história do Sistema Ving Tsun contada e aprovada por Ip Man antes de seu falecimento. Patriarca Moy Yat teve centenas de discípulos, entre eles Leo Imamura “Moy Yat Sang”.
MOY YAT SANG
(10ª Geração)
Leo Akio Imamura nasceu na cidade de São Paulo, em 18 de março de 1963. Filho de família com ascendência japonesa, seus pais, Malho Imamura e Mioko Imamura, iniciaram o seu primogênito nas artes marciais nipônicas, quando ele contava com 8 anos de idade. Em 1987 fez uma viagem à China e ao fazer escala nos EUA, parou na cidade de New York e conheceu o famoso Patriarca Moy Yat, decidindo iniciar sua jornada na Moy Yat Ving Tsun. Leo Imamura tornou-se discípulo do Patriarca Moy Yat em 27 de maio de 1987, recebendo o nome Kung Fu de “Moy Yat Sang”. Em 1988, foi autorizado a fundar a Família Moy Yat Sang no Brasil, como representante da Moy Yat Ving Tsun na América do Sul. Em 1989, Leo Imamura recebeu de seu mentor o Jiu Paai – placa chinesa símbolo da transmissão do legado – sendo considerada a Família Kung Fu de número 8 do Clã Moy Yat. A Moy Yat Ving Tsun do Brasil iniciou-se em São Paulo – SP. Em 1996, O Patriarca Moy Yat qualificou o seu discípulo brasileiro com o título de Senior Master 7th Degree, no ato de fundação da International Moy Yat Ving Tsun Federation, entidade que reconhece as escolas e os mestres descendentes de Moy Yat em todo o mundo. Em 2015, Leo Imamura é reconhecido pela International Moy Yat Ving Tsun Federation como Grão-Mestre em cerimônia oficial na Philadélphia – Pensilvânia – EUA Em 2019, Grão-Mestre Leo Imamura inaugura o Instituto Moy Yat em SP – Brasil com o apoio da Família Moy, para fazer a curadoria do material deixado por Patriarca Moy Yat para o conhecimento das próximas gerações. Grão-Mestre Leo Imamura possui centenas de discípulos no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Europa, entre eles, Ursula Lima “Moy Lin Mah”, sua primeira discípula mulher.
MOY LIN MAH
(11ª Geração)
Ursula de Cassia Corrêa Lima Lopes do Carmo nasceu em 11 de outubro de 1978 na cidade do Rio de janeiro. Iniciou sua jornada no caminho do Ving Tsun em 1995 com seu Si Fu, Grão-Mestre Leo Imamura. Em 1999 recebeu seu nome Kung Fu de Patriarca Moy Yat como “Moy Lin Mah” (Aquela que possui a força da base do cavalo e a sutileza da flor de Lotus). Em 2010, foi titulada como Mestre Qualificada pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence apoiada pela Internacional Moy Yat Ving Tsun Federation. Em 2015, é certificada pela Internacional Moy Yat Ving Tsun Federation, em Philadelphia, Pensilvânia – EUA como a primeira Mestra Qualificada reconhecida por esta instituição. Em 2018, recebe o Título de Mestre Sênior, como a única mulher com esta qualificação pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence e Internacional Moy Yat Ving Tsun Federation. Mestre Sênior Ursula Lima é líder da Família Moy Lin Mah com Sede no Núcleo Copacabana – RJ – Brasil e introdutora da Moy Yat Ving Tsun em Portugal – Europa. Mestre Sênior Ursula Lima possui discípulos no Brasil, Estados Unidos e Europa.